domingo, 29 de abril de 2012

Crônica: A Favor do Óbvio


    Acho estranho sugerir que nossos sistemas educacionais necessitam de melhores condições. É estranho propor algo óbvio.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Docentes da Unipampa aderem à paralisação

       Os docentes da Unipampa de São Borja aderiram ao movimento a favor da melhoria das condições de ensino, proposto pela Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). Os professores se reuniram no saguão da universidade no dia 19. No local ocorreu a mobilização desde a manhã. O movimento se estendeu até a noite.

terça-feira, 24 de abril de 2012

São Borja é contemplada com o Cidade Digital

                 O Ministério de Ciência e Tecnologia confirmou o projeto de São Borja como umas das 45 cidades que receberão verba para implantar o Cidade Digital. A infra-estruturar será capaz de suportar o tráfego de dados, voz e imagem, interligando órgãos públicos, instituições governamentais e públicas locais, gerando redução de custos e melhoria da gestão pública. O investimento será de R$ 1,8 milhão. 

Pronatec abre oportunidades através de cursos gratuitos em São Borja


      O Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está oferecendo qualificação técnica. As aulas iniciaram na segunda-feira, 23 de abril.  O objetivo do programa é qualificar a população com a educação profissional gratuita através de cursos técnicos de nível médio.

Lei prevê regularização do trabalho dos moto-taxistas em São Borja

            Uma nova profissão será validada na cidade de São Borja através da lei municipal nº4.262. Ela trata da regulamentação do serviço de moto-táxi. A legislação garante mais segurança para quem trabalha e utiliza esse serviço. Segundo o secretário de segurança pública e trânsito, Élcio carvalho, outro benefício desta medida é a questão previdenciária. A partir da regulamentação, os trabalhadores passarão a contribuir com a previdência, tendo os seus direitos assegurados em caso de aposentadoria ou de acidente de trabalho.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Secretaria do Meio Ambiente Projeta ações de Incentivo à Reciclagem


Um dos projetos da Secretaria do Meio Ambiente previsto ano é o investimento em iniciativas que integram o trabalho de agentes ambientais e instituições de ensino com a comunidade.  José Ênio Abreu de Jesus, secretário do Meio Ambiente, declara que, além do auxílio financeiro destinado a essa área, estuda-se a introdução de ações coletivas que tratem sobre questões ambientais nas escolas da cidade. 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

São Borja recebe mais uma área de Lazer

                                                                                                                               
O Parque General Vargas, que já foi local de grandes disputas entre os extintos times são-borjenses, Cruzeiro de São Borja e Internacional, está em fase final de revitalização. Após ficar por anos praticamente abandonado, já foram reformadas a pista de skate e as três quadras poliesportivas, além da criação de duas pistas para caminhada.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Transporte público é transporte de legalidade?

                                                                               
        Desde janeiro de 2012, o processo licitatório que envolve a permissão para prestação de serviços das empresas de ônibus na cidade está em voga. Em São Borja, há mais de seis anos o serviço é prestado pela Santa Ignês – Transportes e Cereais, única empresa a se candidatar nos editais.

Cidade conta com dois novos semáforos

 A cidade de São Borja contará nos próximos dez dias com dois novos semáforos, um na Avenida Júlio Tróis e outro na Rua Borges do Canto. Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito da prefeitura, Élcio Carvalho (áudio), o objetivo desses dois novos recursos é a redução da velocidade dos veículos e, por conseqüência, a diminuição do número de acidentes.

Unipampa oferece para São Borja e região mais um projeto cultural

Voltado aos profissionais das áreas sociais e humanas, o curso (com carga horária de 360 horas aulas) de graduação em Cultura Missioneira, visa a elaboração de estudos monográficos sobre aspectos da construção da Imagem, da História e da Memória das Missões. As aulas estão sendo ministradas de 15 em 15 dias, sempre às sextas e sábados, sendo o encerramento previsto para 11/05/2013.

Mudanças deverão ser feitas no novo PLAMOB de São Borja

            O novo plano diretor de transporte e mobilidade de São Borja (PLANMOB) foi analisado pela Câmara Municipal de Vereadores e será devolvido à Prefeitura para serem feitas algumas modificações. Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto de Oliveira Souza, foram constatadas algumas irregularidades devido a falta de especificações em determinados pontos.

Estudantes que movimentam o mercado imobiliário em São Borja têm burocracia amenizada para alugar imóveis


A instalação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Instituto Federal Farroupilha (IFF) e a Regionalização da Universidade daRegião da Campanha (Urcamp), trouxe mudanças para as locações imobiliárias na cidade. Apesar desse avanço para o município, o mesmo não está adaptado para transformações desse tipo. Os preços dos alugueis ainda estão altos se comparados à capital, Porto Alegre, devido à falta de opções e à grande demanda.Outro problema está relacionado à documentação demandada para a locação de um imóvel. 

330 anos de São Borja


Este ano a cidade de SãoBorja comemora 330 anos, e a Prefeitura planeja comemorações de maio até o final do ano, as quais pretendem incluir: atividades artísticas, esportivas e de lazer em geral.

Culturas de inverno ganham reforços financeiros

Depois do Estado ter sofrido a pior estiagem dos últimos anos, as lavouras para culturas de inverno começam a ser plantadas.

Em São Luiz Gonzaga
Foto: Jaqueline Brendler
Para desenvolver a agricultura e amenizar os prejuízos que os agricultores sofreram com a estiagem, bancos estão reforçando seus recursos para oferecer melhores financiamentos. Como esperado, o investimento para as lavouras de trigo e culturas de inverno, como aveia, estão sendo maiores, pois os agricultores acreditam que investindo pesado podem recuperar as perdas do verão. Os três bancos que lideram o financiamento agrícola no estado são o Banco do Brasil, Sicredi e Banrisul. Juntos eles estimam oferecer R$ 640 milhões para a classe produtora. Num comparativo com o ano passado, ocorreu uma elevação de 16 % em financiamentos.

As culturas de inverno serão, nesse ano, uma forma de recuperar a  estabilidade econômica dos agricultores. Além da lavoura de trigo, que é plantada em 90 % da extensão do estado, temos as produções de canola, aveia e cevada, que estão tomando espaço nas produções.

Para os pecuaristas, uma boa saída será investir em plantações de pastagens como aveia e azevém, pois a quebra com a seca desse verão fez com que os produtores procurassem outras saídas para incrementar a produção e ajudar na alimentação do gado, que antes era feita apenas com o campo nativo.

Ouça a opinião de um produtor rural:



Por Jaqueline Brendler

Centro de Formação Tereza Verzeri passa por dificuldades


Em 1936, com o intuito de apoiar meninas carentes e sem estrutura familiar, Madre Maria Antônia Perini fundava o Lar da Menina Sagrado Coração de Jesus, na Escola Sagrado Coração de Jesus, em São Borja. Setenta e seis anos depois a instituição cresceu e se tornou o Centro de Formação Tereza Verzeri, que hoje atende mais de 140 meninos e meninas, com projetos de assistência social com crianças e adolescentes carentes e suas famílias.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes