terça-feira, 15 de maio de 2012

3ª edição da Semana da Cultura é realizada em São Borja


São Borja realizou a 3ª edição da Semana da Cultura, de 7 a 11 de maio no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Criada em 2010, por iniciativa do vereador Celso Andrade Lopes, o evento esteve a cargo da Escola do Legislativo, que é dirigida pela servidora Liliosa Maciel Ribas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia das Mães movimenta o comércio

Considerada uma das datas que mais movimenta o comércio, o Dia das Mães só perde para o Natal em termos de vendas. Pesquisa sobre o Dia das Mães divulgada pela Fecomércio - RS prevê um crescimento de 8,5% nas vendas para a data no RS. A mostra foi realizada com consumidores das principais cidades. Artigos de vestuário devem liderar as vendas, com 35,9% da intenção de consumo dos gaúchos. Em segundo lugar aparecem perfumes e cosméticos, com 13,3%. Calçados aparecem com 12,5% e eletrodomésticos e eletroeletrônicos com 10,2%. Os presentes em média custarão R$ 93,89.

Crônica: Enfim, descobrimos mais um Brasil

Todos os olhos se voltam para o Norte. Para um norte desconhecido, inexplorado, cheio de potencialidades. Estou falando da cultura popular brasileira, e esse é, incontestavelmente, o Ano do Pará. Enfim, parece, a mídia, de maneira geral, percebeu o grande acervo pluralista cultural dos estados do nordeste e do norte do país, e, por conta disso, estamos sob uma inversão de foco. Até dois anos atrás, era o estrangeiro, o que não era nosso, que brilhava na mentalidade do brasileiro: o que vem de fora é melhor; o que vem de fora – é isso que precisamos ser. Entretanto, hoje, as novelas brasileiras, principalmente, mostram mais uma cara do Brasil. Uma cara até então desconhecida.

Calçadas danificadas dificultam a acessibilidade


         A má conservação das calçadas de São Borja está se tornando problema para a acessibilidade no município. Pedras em desnível, troncos e raízes de árvores arrebentando o calçamento, buracos, espaços sem calçadas, encontram-se tanto nos bairros como no centro da cidade. As péssimas condições de alguns passeios atrapalham não só o deslocamento de cadeirantes, mas também o de mães com carrinhos de bebê. 

A inclusão digital nas comunidades carentes de São Borja


    O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR) é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários para a inclusão digital.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dada a largada para a Campanha do Agasalho 2012

            No último domingo, dia 6 de maio, realizou-se no Cais do Porto de São Borja a abertura da Campanha do Agasalho 2012, com o tema “Dê calor de presente”. Durante o evento de abertura, a população prestigiou shows de músicas e danças, mateada, e ainda teve a oportunidade de doar agasalhos, já que lá haviam caixas para a coleta.

Mais autoestima para as mulheres rurais

        Ocorreu no dia 27 de abril, no PTG João Manuel, a 9ª edição do Encontro da Mulher Rural de São Borja, no qual reuniram-se em torno de 400 trabalhadoras rurais de 20 localidades diferentes. O Encontro é realizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, a Câmara de Vereadores de São Borja, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, o Sindicado dos Trabalhadores Rurais e com o apoio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, do Sicredi, do 2º RCMec e do comércio local.                                                                 

Resgate corre contra o tempo no salvamento de vidas

     Enfermidades variadas, acidentes domésticos, de trânsito, intoxicações, afogamentos, choques elétricos, partos complicados e diversas outras ocorrências que põem em risco a vida geram, na grande maioria das vezes, momentos de tensão. Isso ocorre tanto com os pacientes e as vítimas como também com os seus familiares. As consequências podem ser tanto físicas quanto emocionais para os envolvidos. Dessa forma, quanto mais rápido e eficiente for o socorro, maiores serão as chances de preservar a vida e a recuperação sem sequelas.

Crônica: Em tempos antigos...

            É tão estranho falar “em tempos antigos”, pois nada é antigo, tudo é memória e conhecimento. Então, que tal falar em tempos atrás? Lembro-me bem quando meu avô contava sobre como era ir para a escola, ou até mesmo fazer compras na venda. Era tudo a cavalo, seja montado nele, ou na charrete que ele puxava. Diferente de hoje em que quase tudo é motorizado. Mas enfim, a locomoção não é o foco deste texto, e sim as mudanças que o tempo nos proporciona.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes