terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dos bastidores ao espetáculo da Feira do Livro

     Qualquer morador menos avisado, ou até mesmo alheio ao que acontece culturalmente na cidade, poderia achar que estavam montando mais uma feira de produtos coloniais, de enxovais, cama e mesa e  indústrias moveleiras. São eventos semelhantes ao que recentemente ocorreu na Fenaoeste de São Borja, que teve inclusive shows sertanejos.

Foto: Paulo Messa
   Os estandes eram bem parecidos com aqueles do Parque de Exposições. A única diferença é o palco. Ele era mais modesto. A plateia, preparada com cadeiras escolares, foi utilizada pelos alunos dos colégios da cidade.  Ao circular pela Praça XV de Novembro na tarde de 23 de outubro, acompanhamos passo a passo a montagem da 27ª Feira do Livro de São Borja
  Como num passe de mágica, a quadra da praça que faz frente à Prefeitura Municipal e à Igreja Matriz se transformou, por quatro dias, num produtivo Espaço Cultural para a comunidade. Em menos de 10 horas, a equipe contratada por licitação  espalhou ferros e lonas pelo chão, obedecendo a projeto previamente estabelecido,  dando vida ao cenário mais cobiçado pelos intelectuais.
Foto: Paulo Messa
      Para comentar, fotografar, filmar e entrevistar os autores e os artistas que deram brilho ao evento, foram credenciados os profissionais de veículos noticiosos da cidade e também alunos das faculdades. Todos os debates, palestras, autógrafos, vendas de livros, shows musicais, bailados, ballets, grupos de teatro, corais e discursos receberam ampla cobertura jornalística. Ocorreram, ao longo da Feira, processos que marcam iniciativas de convergência midiática.
      Para garantir o sucesso do evento, eletricistas, montadores, equipes de limpeza, operadores de som, maquiadores, figurinistas, vendedores de lanches, refrigerantes, cafezinhos e seguranças permaneceram a postos junto à equipe coordenada pela diretora do DAC, Viviane Pimenta. Ela recebeu o apoio de estudantes da Unipampa, que colaboraram para o êxito do evento seja completo.
     
                                                                           Por Noemi Cabeleira


   A organização da Feira do Livro envolveu muito trabalho e  dedicação antes do início do  evento. Clique aqui e confira  como isso ocorreu em galeria  de fotos especial sobre os bastidores do evento.

Os alunos da Escola Getúlio Vargas realizaram apresentação do Coral de Vozes na Feira do Livro. A equipe de reportagem da Agência Órion apurou como é a preparação do grupo para esse tipo de evento e o que a atividade representa para  os estudantes. Assista o vídeo clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes