segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quem são os cegos, afinal?

Enxergar, mas não com os olhos. Isso é possível? Claro que sim, enxergar dentro de si, se concentrar na série de imagens que vão se formando na mente, e sempre atento aos sons que nos rodeiam. Indo um pouco mais longe, você acha que um deficiente visual tem condições para fotografar? 




A resposta pode ser encontrada no documentário “Luz Escura: A arte dos fotógrafos cegos”. Esta foi a primeira temática abordada no Seminário de Atualidades em Jornalismo, realizado na Universidade Federal do Pampa durante os dias 11 e 12 de abril.

Além de acadêmicos e professores, a manhã do primeiro dia do seminário contou com a participação especial dos integrantes da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB). Enquanto o documentário era exibido, acadêmicos voluntariamente realizaram a audiodescrição ao vivo. No mesmo momento, os espectadores foram convidados a fechar seus olhos para terem a sensação, mesmo que por alguns minutos, de “visualizar” o documentário como um deficiente visual.

Após a exibição do documentário foi explanada a importância da acessibilidade para os meios de comunicação
Foto: Andressa Benites



Fechei os olhos e me deixei guiar pelas palavras. Conforme ouvia a audiodescrição, as cenas se formavam na minha mente. Sem dominar muito bem essa técnica, muitas vezes me distraía, ou a curiosidade fazia com que abrisse os olhos para ver como eram as imagens do filme. Mas e se eu não tivesse a opção de abrir os olhos e enxergar tudo? E foi assim, de olhos fechados, que pude ver muita coisa.“O mundo é comandado pelas pessoas videntes, então nós não estamos acostumados a transformar coisas do dia-a-dia acessíveis às pessoas cegas, e as outras deficiências também”, expôs Karolyn Petrucci, acadêmica do 8ª semestre do curso jornalismo. Karolyn aborda esta temática em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC, ela realizou 5 oficinas sobre fotojornalismo com os integrantes da ADEVASB.
Quem são os cegos, afinal?

Integrantes da ADEVASB ouvem com atenção a audiodescrição feita por acadêmicos de jornalismo
Foto: Liziane Wolfart
 
 




Como foi a experiência de realizar a audiodescrição em tempo real a exibição do filme?

No podcast, depoimentos dos acadêmicos que realizaram a audiodescrição “Luz Escura: A arte dos fotógrafos cegos”. 
                             





Como você vê?

Conheça um pouco mais da história de vida do deficiente visual Ramão Faguaga, integrante da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de São Borja. Assista o vídeo abaixo: 






A acadêmica de Jornalismo Karolyn Petrucci realizou oficinas de fotojornalismo para deficientes visuais. A atividade é parte do seu trabalho de conclusão de curso. Clique aqui e saiba mais sobre a atividade, que teve bons resultados.



0 comentários:

Postar um comentário

Siga nosso Twitter Acompanhe nossa FanPage Órion no G+ YouTube Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes