segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pelo orgulho de ser missioneiro

Entre os dias 19 e 28 de abril aconteceu, em São Borja e Santo Tomé, a 2ª Semana Missioneira, que neste ano trouxe o tema “Orgulho de ser Missioneiro: Patrimônio, Identidade e Produção Cultural”. O evento teve como principal objetivo integrar os povos missioneiros do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, totalizando 30 cidades que integram as Missões. Além disso, também teve como finalidade despertar o interesse da população regional para a identidade, a cultura e a arte missioneira.


O Instituto Federal Farroupilha (Campus São Borja), o Plenário da Câmara de Vereadores de São Borja e a Catedral Inmaculada Concepción (Santo Tomé/Argentina) foram as sedes do evento. Durante os seis dias em que foi realizada, a Semana Missioneira contou com diversas palestras em torno do tema central, contando ainda com o show de Dante Ramón Ledesma como encerramento, no Cais do Porto de São Borja.
Além de Terra dos Presidentes, São Borja é também o Primeiro dos Sete Povos das Missões do Estado do Rio Grade do Sul. A nossa equipe de reportagem foi às ruas para saber da a opinião da população da cidade sobre esse fato histórico e sobre o seu reconhecimento público. Os depoimentos dos são-borjenses sobre a questão podem ser ouvidos no áudio que segue:
 



A 2ª Semana Missioneira atraiu grande público, incluindo autoridades governamentais, pesquisadores do tema e estudantes, como a universitária Carol Fernandes (20 anos), que cursa Relações Públicas –  ênfase em Produção Cultural, na Unipampa/São Borja. “Eventos como este tocam em pontos como o da valorização da cultura missioneira, da origem do povo são-borjense e maior divulgação sobre o que é essa identidade missioneira, fazendo com que pessoas, assim como eu, conheçam mais sobre o assunto. Pude agregar as informações às disciplinas que estou estudando no curso e ideias para futuros projetos”, salienta a acadêmica.
O professor dos cursos Cursos de Ciências Humanas, Ciência Política e Relações Públicas, Muriel Pinto, mestre em Desenvolvimento Regional, participou da organização do 2ª Semana Missioneira. Em entrevista, falou sobre a importância do evento, da parceria com as instituições federais de ensino e sobre a produção da revista “História Missioneira de São Borja”. A entrevista na íntegra pode ser vista no vídeo abaixo:
 


O 2º Concurso Literário e o 2º Concurso Fotográfico também contribuíram para atrair participantes que enviaram trabalhos produzidos em torno do tema “Orgulho de ser Missioneiro”. Os vencedores dos concursos serão divulgados a partir de 25 de maio, através dos sites da Prefeitura de São Borja e da Câmara de Vereadores do município.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes