quarta-feira, 8 de maio de 2013

Campanha do Agasalho 2013 pede roupas em boas condições de uso


Patrícia Bittencourt
"Moça, tu tens um casaquinho para dar?"
Ouvi, em uma noite de maio, quando ia chegando em casa. Quem pedia era Jeferson, um menino de 9 anos, que com tão pouca idade já sentia na pele – na pele mesmo – uma das mais tristes injustiças da vida: passar frio e não ter dinheiro pra comprar um casaco. 

Campanha Varal Solidário incentiva doação de roupas
em bom estado nos pontos de coleta ou por telefone.
Eu, depois de um rotineiro - “Bah, não tenho!”. Pensei melhor e, quem sabe, eu poderia vasculhar alguma lã ou qualquer coisa para abrigar aquela criança, que usava uma camiseta de mangas curtas, enquanto eu me aquecia com luvas e com uma jaqueta. Sorte que meu raciocínio foi rápido e a minha resolução, bem simples:
    - Ei, vem aqui! Olha, na verdade eu não sei se tenho algo que vai te servir. Mas não vou deixar você passar frio. Então, vou te levar para ver meus casacos e você pega qualquer um, o que você achar mais quentinho e parecer mais casaco de menino. Pode ser?

Depois disso, ele saiu com três casacos na mão e com um cobertor. Um para ele, uma jaqueta grande e comprida que eu não usava nunca, outro para a irmã de 8 anos, uma jaqueta de nylon que eu já tinha usado muitas vezes. O terceiro casaco era para a mãe deles, um de lã, que eu nunca usava. E o cobertor? Ah, era para todos. Eu não usava porque não era antialérgico me fazia espirrar demais. Eu não sabia que tinha tantas coisas sobrando no meu armário que poderiam ajudar os outros. Mas olhando bem, com vários agasalhos à disposição e alguns, como esses, que eu nem precisava mais, achei que foi até bom ele ter vindo falar comigo. Me alertou sobre como, em geral, somos relapsos com isso, que é uma coisa tão simples de se fazer. 

Essa história me fez refletir bastante, e explica exatamente o propósito da Campanha do Agasalho. Existem tantas pessoas humildes, que sentem frio por não terem um casaco para vestir nos meses gelados aqui no Sul, castigam todo mundo. Por outro lado, tantos como eu, que acham que não têm nada sobrando, até olhar com atenção e encontrar tantas coisas boas que não usam, ou que acham feio e que não servem mais. Ironicamente, podem aquecer mais gente por aí. Claro que não adianta doar uma roupa que não dê para usar. Mas aquelas que estão inteiras e que vão aquecer alguém de verdade podem ajudar.


Em São Borja, a abertura da Campanha do Agasalho foi no domingo, dia 5/05/2013. Neste ano leva o nome de “Varal Solidário”, para convencer as pessoas a doarem apenas coisas que estejam em perfeitas condições de uso. Houve uma grande festa, com várias atrações, inclusive para os pequenos, que levaram um agasalho para doar valendo como ingresso para a diversão na Brinquedoteca. 

Quem perdeu a atividade do domingo não vai ficar de fora, em breve a Prefeitura de São Borja e seus apoiadores divulgarão as datas e horários de atendimento. No programa de rádio Órion Notícias você tem mais informações sobre a Campanha:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes