terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um projeto e 19 sonhos realizados


Um dos sonhos das meninas que chegam aos seus 15 anos é ter um baile de debutantes, mas muitas famílias acabam não tendo condições de realizar essa grande festa. Foi a partir disto que a ONG Girassol – Amigos da Diversidade - e o Comitê São-Borjense de Ação e Cidadania idealizaram o projeto “Baile dos Sonhos”.  

Um jardim foi montado no palco do 4º Baile dos Sonhos
para a apresentação das debutantes
Foto: Tiago pinto
O projeto, que está na sua quarta edição, começou no Bairro do Passo. No seu primeiro ano, somente meninas da comunidade eram convidadas para participar. Neste ano, as debutantes vêm de todos os bairros da cidade, sendo elas de diferentes escolas e realidades.
De 26 meninas inscritas, apenas 19 permaneceram até a etapa do baile. Segundo a vice-presidente da ONG Girassol, Lins Roballo, todo o projeto é mantido através das colaborações dos apoiadores. “Toda a decoração, desde as lembrancinhas das mesas, o som, cada debutante ganha padrinhos, que alugam os vestidos e os cabeleireiros, que participam do evento e ajudam na maquiagem e nos cabelos”, comenta Lins.
Os parceiros contribuíram para a realização do baile trazendo oficinas de vídeo, fotografia, dicção e oratória, que ajudaram a desenvolver nas participantes a ideia de trabalho em grupo. Lins observa que o único momento que as meninas estarão sozinhas é no dia do Baile. “Eu disse para elas em todas as reuniões que o único momento que elas estarão sozinhas, que é individual, é o momento que elas entram, no qual cada uma entrará e depois será acompanhada pelo seu par”.
A debutante Letícia Trindade
Foto: Nathalia Lopes
Em uma das oficinas ofertadas, a debutante Letícia Trindade ganhou uma bolsa na Academia de Dança Mara Cabral. Ela destaca a importância do projeto na sua vida.: “Eu acho bom, porque não é só o baile, tem as reuniões, você acaba conhecendo pessoas novas. Tem as oficinas e, no fim, você acaba aprendendo a trabalhar em grupo”.
Depois de quase três meses de trabalho, as 19 debutantes realizaram o seu grande sonho de serem apresentadas para sociedade. A cerimônia final aconteceu na última sexta-feira (16/11), no Clube Recreativo Samborjense (CRS). “É mais do que realizar uma festa de debutantes, é muito mais o convívio e o aprendizado, pois daqui a pouco elas se tornarão mulheres que ingressarão no mercado de trabalho”, ressalta Lins.

                                                               Por Luan Berti

1 comentários:

Girassol São Borja disse...

Agradecemos aos alunos de jornalismo pela linda reportagem que fizeram sobre nosso projeto!!!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes