terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arquitetura europeia nos cemitérios de São Borja chama a atenção


O 2 de novembro, Dia de Finados, é uma data especial para os cemitérios, que são visitados por inúmeras pessoas.  Trata-se da época do ano em que estes locais silenciosos ficam mais movimentados, em função daqueles que escolhem a ocasião para visitar entes queridos que estão enterrados no local.  Em meio a toda esta circulação de público, talvez os visitantes não percebam quanta história e arte existe no local.

Arquitetura europeia nos jazigos históricos de São Borja
Foto: Nathalia Lopes
No Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, existem inúmeras obras de arte. Conhecido nacionalmente por abrigar os jazigos de grandes políticos como o do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, o local acaba sendo procurado inclusive por turistas em fução disso.

As obras de arte do cemitério são antigas. Estão no local desde a sua construção, que antes ficava localizada no átrio da Igreja Matriz, ao lado da Prefeitura Municipal. Atualmente, ela fica na Rua Engenheiro Manoel Luiz Fagundes.
Segundo a historiadora e pesquisadora cemiterial, Jacqueline Cassafuz, as esculturas são, na sua maioria, de origem europeia. Elas eram encomendadas pelas famílias dos grandes fazendeiros e políticos da época. Jacqueline explica que “a arquitetura e a beleza dos túmulos representava, no mundo dos mortos, uma hierarquia". A historiadora observa que isso ocorria "exatamente como era no mundo dos vivos, porque ali é possível identificar exatamente que os principais jazigos são os das pessoas que eram mais importantes socialmente e politicamente na época.”

                                                                                            Por Nathalia Lopes

Nesta galeria você pode conferir as obras de arte que
 existem no Cemitério de São Borja.

Assista a reportagem sobre os túmulos famosos de São Borja.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes