terça-feira, 20 de novembro de 2012

Obrigatoriedade das novas regras do português a partir de 2013 preocupa vestibulandos


Em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal). Através dele, busca-se a unificação do idioma na Comunidade dos Países de língua portuguesa, formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Foto: Daiele Tusi
No Brasil, o acordo foi aprovado em 1995, pelo Decreto Legislativo nº 54. Embora a grafia tenha sido unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão. Os países têm até o final deste ano para se adaptar às novas regras, que serão obrigatórias a partir de 2013.

Cada mudança que ocorre não somente na língua portuguesa, mas também em outras disciplinas, como em Biologia, é motivo de polêmica e de preocupação para quem vai realizar prova do vestibular. Após 4 anos de adaptação às novas regras, estudantes ainda se deparam com dúvidas frequentes na escrita. Marcele Martins, 22, se prepara para o vestibular 2013, quando as novas regras serão obrigatórias. Ela tem dúvidas quanto à acentuação, já que em algumas palavras o acento não será mais utilizado.
A estudante não está fazendo curso preparatório para o vestibular. Diariamente, procura ler jornais e revisar o conteúdo em casa. Ela se prepara para o concurso estudando após o horário de trabalho e ainda dá dicas para assimilar o novo conteúdo: “a leitura aliada à prática é a melhor forma de aprender. Não vejo outra maneira, porque, por exemplo, não adianta você saber o que vai escrever em uma redação, mas não saber como escrever. Então, a gramática é fundamental”.

                                                                               Por Daiele Tusi


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes