sábado, 15 de setembro de 2012

Começa a Semana Farroupilha em São Borja


Na tarde da última quinta-feira, 13 de setembro, foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha no município de São Borja. A cerimônia aconteceu às 17h30min, na Praça XV de Novembro. O evento reuniu autoridades, membros de Centros Tradicionalistas Gaúchos (CTGs) e Piquetes da cidade. A população também marcou presença para conferir a abertura dos festejos de 2012.

O tema desse ano é “Nossas Riquezas”. Este é inspirado na valorização de tudo o que o Rio Grande do Sul possui, como as riquezas naturais, as tradições e a cultura formada a partir da mistura de vários povos que vieram para o Estado. Trata-se das características que constroem a identidade Gaúcha.

Foto: Rogério Savian
Foto: Rogério Savian
A patrona dos festejos da Semana Farroupilha no Estado em 2012 é Nilza Lessa, viúva de Barbosa Lessa, um dos precursores na disseminação dos Movimentos Tradicionalistas.  Nilza é a primeira a mulher a receber a homenagem no Rio Grande do Sul.

Em São Borja o patrono é Mady Dornelles Vieira. O tradicionalista, que é ex-patrão do CTG Tropilha Crioula e ex-dirigente do Centro Nativista Boitatá, foi o idealizador de várias competições gaúchas.

Foto: Rogério Savian
A chama crioula estadual chegou de São Miguel das Missões conduzida pelos cavalarianos do PTG João Manoel. Durante a cerimônia aconteceu a fusão do fogo simbólico estadual com o municipal. Depois disso a chama foi acesa na Plataforma Cívica Teotônio Vilela, onde ficará até o dia 20 de setembro. Na referida data serão encerradas as atividades da Semana Farroupilha em todo o Estado.



Por Rogério Savian

0 comentários:

Postar um comentário

Siga nosso Twitter Acompanhe nossa FanPage Órion no G+ YouTube Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes