quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudantes que movimentam o mercado imobiliário em São Borja têm burocracia amenizada para alugar imóveis


A instalação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Instituto Federal Farroupilha (IFF) e a Regionalização da Universidade daRegião da Campanha (Urcamp), trouxe mudanças para as locações imobiliárias na cidade. Apesar desse avanço para o município, o mesmo não está adaptado para transformações desse tipo. Os preços dos alugueis ainda estão altos se comparados à capital, Porto Alegre, devido à falta de opções e à grande demanda.Outro problema está relacionado à documentação demandada para a locação de um imóvel. 


Alugar um imóvel para a estudante da Unipampa, Julianne Lopes foi difícil. Ela faz parte da demanda de estudantes que não são oriundos da cidade, e ao alugar um imóvel as imobiliárias pedem esses documentos, para que se envie posteriormente a quem será o fiador, que, no caso desses estudantes, provavelmente seus fiadores serão os pais que moram fora do estado. Julianne conclui “São Borja ainda não tem estrutura, ainda não atenderam que muitos estudantes estão vindo para cá e não há estrutura para recebê-los”.

Para o funcionário da imobiliária Ícaro, Cláudio da Silva, “os documentos exigidos não consistem em muita burocracia, pois são a garantia que a imobiliária tem, como administradora de imóveis de terceiros, de que o aluguel será pago”. Para ajudar os estudantes que vêm de fora do estado, a empresa aceita que o imóvel do fiador não precise ser na cidade, ao contrário de algumas imobiliárias que exigem esse tipo de segurança do fiador.

Marco Loguercio, proprietário da imobiliária SilvaRillo, afirma que as imobiliárias de SãoBorja não solicitam nada a mais do que as outras cidades exigem para a locação de um imóvel. Para ele, a questão da exigência de um fiador não se torna um problema para os estudantes, pois acredita que os pais destes jamais deixarão seus filhos em má situação, o que a imobiliária tende a fazer é diminuir um pouco a burocracia, passando a exigir apenas os documentos essenciais para garantir a locação.

Por Alane Braga

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes