terça-feira, 24 de abril de 2012

Pronatec abre oportunidades através de cursos gratuitos em São Borja


      O Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está oferecendo qualificação técnica. As aulas iniciaram na segunda-feira, 23 de abril.  O objetivo do programa é qualificar a população com a educação profissional gratuita através de cursos técnicos de nível médio.


Foto: Rogério Savian
Em 2011, o programa foi direcionado aos alunos do ensino médio. Nesse ano foi ampliada a oferta das capacitações para pessoas que possuem interesse em realizar cursos técnicos, mas não têm condições financeiras para tal.

As aulas estão sendo realizadas em instituições de ensino credenciadas para atenderem ao projeto. Em São Borja a unidade do Senac-SB disponibiliza os cursos de Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador e Padeiro/Confeiteiro.

Para esse ano estão previstas quatro fases, nos meses de abril, junho, agosto e outubro. Cada uma vai oferecer 220 vagas nos municípios de abrangência do Senac-SB. Para a cidade, serão 180 vagas em cada etapa.

A diretora da unidade do Senac de São Borja, Silvana Araujo, ressalta que os cursos foram escolhidos  a partir de uma análise da demanda de mão-de-obra qualificada nessas áreas. “Esses cursos foram pensados em função das atividades que nós temos no município. E em função do que se percebe de crescimento no município”, diz ela.

A maioria das qualificações pode ser feitas por pessoas com idade a partir de 16 anos, mas alguns cursos possuem pré-requisitos. Informações podem ser obtidas através do contato com a Secretaria de Assistência Social do município. 


                                                                                                         Por Rogério Savian

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes