quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cidade conta com dois novos semáforos

 A cidade de São Borja contará nos próximos dez dias com dois novos semáforos, um na Avenida Júlio Tróis e outro na Rua Borges do Canto. Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito da prefeitura, Élcio Carvalho (áudio), o objetivo desses dois novos recursos é a redução da velocidade dos veículos e, por conseqüência, a diminuição do número de acidentes.

A sinaleira da Avenida Júlio Tróis está em pleno funcionamento, desde o fim da tarde deste 13 de abril, última sexta-feira. Na Borges do Canto, o semáforo (foto)  está em fase de instalação.

De acordo com o secretário, os semáforos foram instalados nessas localidades devido a solicitações da população. Verificou-se que nos dois endereços existe grande fluxo de veículos e de pessoas, exigindo recursos que possibilitem melhorias na circulação de carros, ciclistas e pedestres:outra questão que a sinaleira provoca é a queda de velocidade. Essas duas ruas são bastante extensas e retas. Então a sinaleira vai provocar uma queda de velocidade. Diminui a velocidade e com certeza os acidentes que estão ali ocorrendo, diz Élcio Carvalho.

Na Avenida Júlio Tróis, os sinais de trânsito começaram a ser instalados cerca de 20 dias. Num primeiro momento, funcionaram em caráter experimental piscaalerta e placas permanentes para e, na fase posterior, foi acionado o funcionamento permanente da sinaleira. Passam pela Avenida Júlio Tróis mais de duas mil bicicletas no período das cinco e meia às nove horas da manhã, além de cerca de 7000 veículos por dia. Esses números fazem dela o trecho mais movimentado da cidade. Dada a importância dessa avenida serão instalados ainda seis quebra-molas e uma elevada.

A cobradora de ônibus Cristiane Gomes, que mora na região da sinaleira da Júlio Tróis declara já ter visto benefícios na instalação do semáforo: “Antes eu sempre perdia o ônibus porque não conseguia atravessar, agora melhorou”, diz. Já o motorista da mesma empresa de ônibus acredita que as pessoas ainda não perceberam a existência do semáforo. “Ontem mesmo uma moto estava parada por causa do sinal de trânsito, veio outra moto atrás e pecharam. Um deles ficou caído no chão esperando para se recuperar”.

Na Rua Borges do Canto, onde o semáforo está sendo instalado, os motoristas apresentam insegurança e dificuldade em ingressar na via, devido ao fato do semáforo estar desligado e também pela alta velocidade em que os veículos transitam.

De acordo com o secretário Élcio, é preciso reeducar o motorista brasileiro:Em qualquer outro país, se tem uma placa dizendo assim [Proibido estacionar], a pessoa e diz - Não pode estacionar! Aqui no Brasil, ela diz: Ah, mas é um pouquinho!conclui.

Antigos semáforos precisam de ajustes

São Borja conta com dez semáforos, mas precisam ser reavaliados, segundo comerciantes. No cruzamento da Rua General Marques com a Engenheiro Manuel Luiz Fagundes, os comerciantes reclamam da falta de semáforo. O pisca-alerta instalado no local confunde os motoristas.Eles não sabem se param ou não e quando saem acabam pechando.diz Marlene Ternes Müller, lojista no local 15 anos.Às vezes tem crise e tem dois acidentes por semana, complementa. 

A situação é agravada pela ausência de faixa de pedestre e pelas más condições do asfalto da via Engenheiro Manuel Luiz Fagundes. O alto fluxo de veículos também é causa de acidentes. Os motoristas precisam passar pelo cruzamento para fugir das vias de mão única e também por ser um local a duas quadras do centro.

A prefeitura pretende ainda reiniciar a campanhaEu paro na faixavisando a diminuição da velocidade e o respeito à faixa de segurança.


                                      
                                                                                        Por Débora Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes