quinta-feira, 19 de abril de 2012

Centro de Formação Tereza Verzeri passa por dificuldades


Em 1936, com o intuito de apoiar meninas carentes e sem estrutura familiar, Madre Maria Antônia Perini fundava o Lar da Menina Sagrado Coração de Jesus, na Escola Sagrado Coração de Jesus, em São Borja. Setenta e seis anos depois a instituição cresceu e se tornou o Centro de Formação Tereza Verzeri, que hoje atende mais de 140 meninos e meninas, com projetos de assistência social com crianças e adolescentes carentes e suas famílias.

Como uma instituição filantrópica, os CFTVs, também presentes em Esteio e Porto Alegre, são mantidos pela Associação de Literatura e Beneficência, entidade que atua nas áreas de saúde, educação e assistência social e que repassa grande parte da verba que mantém os centros. Porém, atualmente esse repasse não está sendo suficiente, o que preocupa os responsáveis e a comunidade são-borjense.


Centro de Formação Tereza Verzeri
Foto:

De acordo com a irmã Sônia Grass, diretora do centro de São Borja, houve um déficit na verba destinada aos centro devido à aprovação da lei 12101, de 2009. De acordo com essa lei, as verbas repassadas pelo governo só podem atender as áreas específicas a que elas são destinadas. Irmã Sônia explica que a Associação repassava aos centros verbas tanto da área da saúde como da educação, o que não acontece mais. "A partir da aprovação dessa lei, as verbas destinadas aos centros vem de alguns aluguéis da entidade mantenedora, mas são poucos e não são suficientes ", conta.

Ainda segundo a diretora, a maior dificuldade está no pagamento da folha salarial dos funcionários. Hoje, o centro possui uma folha salarial de R$ 16,800,00 e o repasse da entidade mantenedora é de R$ 11,300,00, o que representa um déficit mensal de mais de 5 mil reais, "fora taxas de água, luz e telefone", acrescenta Irmã Sônia. Para solucionar temporariamente o problema, empréstimos estão sendo feitos com a própria mantenedora do centro, mas não é uma solução. A diretora ressalta que esses empréstimos não podem continuar por muito tempo, pois ocasionaria uma dívida muito alta no fim do ano, o que pode levar ao fechamento do Centro em São Borja.

Além disso, a burocracia e a distância de São Borja dos grandes centros dificultam a aprovação de projetos que trariam mais recursos ao Centro. Recentemente, um projeto foi aprovado e recebeu uma verba de 50 mil reais, porém esse dinheiro só pode ser usado na compra de materiais para as atividades desenvolvidas no Centro e não para ajudar no pagamento da folha salarial.



VOCÊ PODE AJUDAR

    O Centro de Formação Tereza Verzeri realiza durante o ano pedágios, almoços e shows beneficentes junto à comunidade de São Borja para complementar sua verba mensal. Confira a agenda abaixo para os meses de Abril, Maio e Junho.

Abril
- 21: Risoto

Maio
- Show do Joca Martins. (data a confirmar)
- 12: Chá de Dia das Mães.

Junho
- 16: Jantar Baile  de Dia dos Namorados.

Por Alessandra Lima

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes